Featured Posts

Topo
19 jan 2022

Como combinar cores de roupa? Confira 6 dicas de ouro!

três looks femininos com combinações de cores diferentes

As cores são aspectos fundamentais para a moda, afinal, as tendências dos vestuários que estarão em alta a cada ano e a cada estação levam em consideração, além de modelos, cortes e estilos, as cores que estarão em evidência para as novas coleções criadas em todos os anos.

E uma dúvida muito comum para as pessoas que não são expertises no ramo da moda é como combinar as cores de roupas, de forma que a produção fique harmônica e bonita. Então, pensando em te ajudar a usar as cores nos seus looks, decidimos trazer para você como encontrar as melhores combinações. Confira!

6 regras de como combinar cores nas roupas

As cores da moda não são escolhidas aleatoriamente, afinal, existem estudos que guiam essas escolhas. Além disso, atualmente, há empresas responsáveis por escolher e divulgar quais serão as cores do ano. A principal delas é a estadunidense Pantone LLC, sediada em Carlstadt, Nova Jérsei, que é mundialmente conhecida por seu sistema de cores, sendo responsável pela paleta de cores mais utilizada na indústria gráfica internacional.

paleta de cores pantone para combinar na roupa

Além da Pantone, existem outras empresas do ramo de cores que também influenciam nas tendências de tons para o ano e se guiam por estudos e análises sobre a influência que as cores poderão ter no mercado, nos aspectos culturais e em outras áreas da sociedade.

É fato que as cores têm tanta influencia sobre nosso comportamento e nas nossas escolhas, por isso, decidir a cor do look é um dos primeiros passos na hora de se arrumar, seja para o trabalho, para uma festa ou para um primeiro encontro, não importa.

Afinal, ainda que de forma inconsciente, nós sabemos que as cores que estaremos usando terão influência não só nas pessoas que iremos encontrar, como também em nosso próprio comportamento e humor.

Então, como combinar de cores? Confira as 6 harmonizações fundamentais que existem no mundo da moda!

1. Looks monocromáticos

Os looks monocromáticos são opções muito práticas de serem elaboradas e que funcionam muito bem para diversas ocasiões por serem básicos e neutros.

A combinação monocromática acontece quando uma cor é utilizada em diferentes saturações ou luminosidades. Ou seja, você pode escolher uma look inteiro de apenas uma cor apenas com tonalidades diferentes. A harmonia é obtida quando combinamos, com equilíbrio, diferentes luminosidades e saturações dessa mesma cor.

Os looks monocromáticos são os mais escolhidos para festas, já que as mulheres normalmente optam por vestidos combinando com os sapatos e as joias, enquanto os homens optam pelos ternos que seguem a parte de calça da mesma cor da parte superior. Contudo, também é possível montar looks monocromáticos para o dia a dia.

2. Looks com cores análogas

círculo cromático indicando cores análogas e três looks de exemplo

Os looks com cores análogas são tão intuitivos quanto os monocromáticos, afinal, eles são elaborados com cores “vizinhas”. Para isso, é importante que você conheça o Círculo de Cores, que é o que irá te orientar na escolha das cores, sobre o qual já falamos aqui no blog.

A harmonia é formada por uma cor dominante para se destacar no look, enquanto as análogas são usadas para compor os detalhes na combinação.

As cores análogas trazem certo contrastes que dialogam muito bem nas produções masculinas e femininas, já que as cores em diferentes tonalidades oferecem muitas possibilidades e se complementam harmoniosamente. Você pode explorar as cores análogas em looks para o trabalho, para a noite e para passeios durante o dia, afinal, elas funcionam bem para diversas ocasiões.

3. Looks com cores complementares

círculo cromático indicando cores complementares e três looks de exemplo

Os looks com cores complementares são elaborados quando utilizamos cores opostas do Círculo Cromático, isto é, são cores que se encontram simetricamente opostas no círculo, por isso, também podem ser chamadas de cores contrastantes.

A princípio, essa combinação pode parecer inusitada, afinal, ela é mais ousada, mas, ao mesmo tempo, confere originalidade e dinamismo para os looks.

Caso você não seja tão adepta aos looks mais coloridos, opte por construir a produção com uma cor como predominante, enquanto a a outra cor complementar seja reservada para os detalhes do look. Agora, se você tem um estilo mais irreverente e não tem medo de ousar, abuse das combinações complementares.

4. Looks com combinação de cores triádica

círculo cromático indicando cores tríades e quatro looks de exemplo

Para esta combinação de cores, são usadas três cores com a mesma distância entre si no Círculo de Cores. Uma dessas será predominante no produção, enquanto as outras trarão a riqueza de detalhes no look.

Esse tipo de combinação com cores equidistantes resultam em looks bem coloridos e altamente contrastantes, mas com muita harmonia entre elas. A dica aqui é a mesma que para as combinações complementares, ou seja, você pode montar looks ousados, originais e cheios de estilo sem medo de ser feliz, ou pode formar a tríade de cores de forma mais sútil, optando por uma cor predominante e outras duas para os detalhes no visual, como os sapatos, a bolsa e os acessórios.

5. Looks com combinações complementares divididas

círculo cromático indicando cores complementares divididas e três looks de exemplo

Esta combinação ocorre com o uso de uma cor predominante com duas tonalidades vizinhas às cores equidistantes opostas a ela no Círculo de Cores, o que resulta em cheios de criatividade, ideal para as pessoas que amam produções bem coloridas.

Por exemplo, é possível combinar rosa e vermelho (cores vizinhas) com o verde (cor complementar) ou, ainda, o rosa e o lilás com um tom de verde mais escuro, criando looks com cores de forma dinâmica e harmônica, onde a combinação não cause uma tensão visual.

6. Looks com duas cores complementares

Este tipo de combinação resulta da união de dois pares de cores complementares, ou seja, você deve usar 4 cores que deverão harmonizar no seu look. Claro que se trata de uma combinação mais complexa, até mesmo visualmente falando, contudo, pode resultar em produções muito interessantes.

A saber, as cores complementares dentro do Círculo de Cores são: amarelo e o roxo; laranja e azul; e verde e vermelho, assim como todas as suas tonalidades e derivações dessas cores principais.

Apesar de não parecer, é super possível criar looks harmoniosos aos se trabalhar com 4 cores em iguais proporções, resultando em visual cheio de informações e contraste. Você pode optar por duas cores como predominantes no look, enquanto as outras desempenham os detalhes da produção.

Por exemplo, você pode optar por um blusa azul com uma calça laranja e completar o look com um lenço azul claro e sapatos em um tom de vermelho, criando uma produção dinâmica e ousada com tons fortes e vibrantes.

Use todas essas combinações de cores para criar produções que tenham a sua cara e não tenha mais medo de errar ao montar seus looks. Teste essas dicas com as peças que você tem no seu guarda-roupa e pense em novas possibilidades quando for comprar roupas novas para seu repertório. Se você é antenada em assuntos sobre moda, confira outros posts com conteúdos aqui no blog da Predilect’s Plus!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta