Featured Posts

Topo
2 fev 2022

Cores análogas na moda: saiba quais são e como combiná-las!

três looks com cores análogas sobre fundo rosa e vermelho

Cores análogas e moda: conheça os tipos, como surgem e como combinar

O mundo da moda é vasto e existem muitas ramificações dentro dele, como estampas, texturas, cores e muito mais. Quando falamos especificamente das cores, temos um universo ainda mais amplo de possibilidades, pois são tantas opções primárias e outras derivadas que dificilmente todas poderiam ser catalogadas com rapidez.

As cores análogas são muito fortes na moda, afinal são necessárias para a composição de diferentes tecidos e, consequentemente, peças. Você sabe quais são elas e como surgem? Hoje, a Predilect’s Plus está aqui para apresentar todas elas, sanar algumas curiosidades e, até mesmo, dar dicas de combinações. Continue acompanhando para saber mais!

O que são as cores análogas? Predilect’s explica!

As cores análogas nada mais são do que derivações de cores primárias, secundárias ou terciárias. Ou seja, elas possuem uma cor básica, geralmente primária, em sua composição. Além disso, elas estão posicionadas entre as primárias no círculo cromático como uma “transição” entre os tons.

Quando juntamos as cores análogas às peças da moda, temos looks com tonalidades parecidas, o que deixa o visual super elegante e charmoso se você souber fazer a composição certa.

Cores primárias, secundárias e terciárias: entenda

círculo cromático com destaque para cores primárias, secundárias e terciárias

As cores primárias são aquelas consideradas puras, que não precisam de um tom diferente para serem compostas, elas simplesmente são. Então, considerando desde o que aprendemos lá nos primeiros anos de ensino escolar, elas são o azul, o amarelo e o vermelho.

Já as cores secundárias são a junção de duas cores primárias que cria um tom com facilidade. Um exemplo disso é o verde (azul + amarelo), o laranja (amarelo + azul) e o violeta ou roxo (azul + vermelho).

Por fim, as cores terciárias são a combinação de uma cor primária e outra cor secundária, ampliando, assim, a paleta de cores. Os exemplos são o amarelo-esverdeado (amarelo + verde), vermelho alaranjado (vermelho + laranja) e assim por diante.

Sendo assim, o círculo cromático fica organizado com cor primária > cor terciária > cor secundária > cor terciária > cor primária, dispostas lado a lado até fechar o círculo. Essa ferramenta é a base para criação de muitas coisas na sociedade, relacionadas a moda, decoração, beleza e muito mais, pois são as cores “básicas” mais conhecidas!

Círculo cromático e cores análogas

círculo cromático com destaque para cores análogas

Sendo assim, considerando o círculo cromático e sua disposição, as cores análogas são aquelas de tonalidades parecidas que ficam dispostas lado a lado. Elas são muito parecidas, mas não idênticas, possuindo tonalidades que as diferenciam. Dessa forma, temos alguns exemplos como:

  • Análogas do amarelo: amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, primária, terciária e terciária sequencialmente;
  • Análogas do vermelho: vermelho-alaranjado, vermelho-arroxeado, primária, terciária e terciária sequencialmente;
  • Análogas do azul: azul-arroxeado, azul-esverdeado, primeira primária e duas seguintes terciárias.

O uso das cores análogos em diferentes composições traz conforto e harmonia para os olhos, além de combinarem muito bem entre si, por isso são muito usadas no mundo da moda.

Dicas de combinações análogas em peças de roupas

Agora que você já conhece quais são as cores análogas, está na hora de aplicar isso na moda, certo? Usar essa estratégia para organizar seu guarda-roupa e montar looks se torna um curinga no dia a dia, principalmente quando você está atrasada para algum compromisso. Pensar rápido e com estilo é um grande trunfo se você se basear na combinação das cores análogas + moda.

Além disso, vale frisar que, se você for utilizar esse método, as cores mais frias devem ficar de lado, ok? A mistura das quentes com as frias pode desequilibrar o visual. E se você for muito fã das escolhas neutras, por exemplo, e não quer deixá-las de lado de jeito nenhum, pode inseri-las em acessórios, assim o visual ainda mantém a harmonia!

Algumas dicas de combinação são:

1. Verde e azul

três looks combinando cores análogas verde e azul

O verde e o azul são cores análogas na moda que promovem um look mais clean, harmônico e suave. Elas não são intensas, mas formam um conjunto agradável. Você pode colocar uma calça verde mais escura e uma blusinha azul-esverdeada mais puxada para o claro, então é só completar com uma sandália mais nude, por exemplo, e voilá, tudo lindo!

2. Rosa e vermelho

três looks combinando cores análogas rosa e vermelho

Essa é uma das composições análogas preferidas de muitas mulheres, pois são cores intensas mas também harmônicas e super femininas. Um look rosa e vermelho fica bem charmoso, além de combinar com as tendências da moda de 2022. Uma blusa rosa mais clara e uma calça vermelha pantalona criam um visual cheio de personalidade e força, mas sem deixar o feminino de lado. Ou, se preferir, um vestido rosa e acessórios, como bolsa e sapatos, vermelhos também ficam lindos juntos!

3. Amarelo e laranja

três looks combinando cores análogas amarelo e laranja

Se você gosta de cores vívidas e alegres, o que acha de trazer duas cores análogas que são super intensas para o seu look? O amarelo e o laranja são match na certa! Uma blusa social amarela e um terninho laranja ficam ótimos juntos. Você pode ousar e trazer o amarelo-alaranjado para um acessório, como a bolsa. Como são opções que chamam a atenção, dê preferência para sapatos de tons neutros e faça uma maquiagem básica.

4. Vermelho e vermelho-arroxeado

três looks combinando cores análogas vermelho e vermelho arroxeado

Existem cores análogas que, juntas na moda, oferecem um visual mais sóbrio e formal, sabia? Como o caso do vermelho e do vermelho-arroxeado. Quando essas duas são combinadas, especialmente com peças mais sociais, o resultado é algo sofisticado, sério e elegante. Experimente, então, combinar uma saia-lápis vermelha-arroxeada com uma blusa social vermelha e sapatos de salto. Ou um vestido totalmente vermelho-arroxeado com bolsa, sapatos ou acessórios em vermelho vívido.

Use a criatividade para criar seus looks com cores análogas, lembrando sempre da primeira regra: você deve vestir aquilo que te faça se sentir confortável, bonita e preparada para seu compromisso. O uso das cores análogas, como já dissemos, é um excelente trunfo na hora de combinar as peças de seu guarda-roupa. Para facilitar, você pode até organizar o seu guarda-roupa dessa forma!

E então, o que achou dessas dicas? Saia do básico preto e entre para o mundo das cores, utilizar o círculo cromático é uma excelente maneira de começar se você não sabe por onde seguir. Ah, e é claro, acompanhar o blog da Predilect’s Plus também te ajudará a mergulhar ainda mais profundamente na moda.

Até a próxima, mana!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta