Um estoque organizado é essencial para o bom funcionamento de uma loja. Se você é um comerciante que está lutando para manter seu estoque em ordem, não se preocupe! Neste blogpost, compartilharemos dicas práticas e eficazes para ajudar você a organizar o estoque da sua loja de forma eficiente, desde a implementação de um sistema de categorização eficaz até a otimização do espaço disponível. Confira!
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Dica 1: Cadastre os produtos
Se na sua empresa não existe um controle com dados e informações sobre os produtos da sua loja, você já está bem atrasado. Para fazer um estoque de uma loja você deve cadastrar todos os produtos com todas as características e informações necessárias, confira as etapas:
- Contrate um sistema;
- Padronize as informações de todos os produtos;
- Separe os produtos por categoria.
Certifique-se que cada produto está cadastrado em uma planilha ou sistema, de forma que seja fácil para o estoquista conseguir achar. Lembrando que as informações precisam ser claras e de fácil entendimento para todos na empresa.
Dica 2: Controle a entrada e saída de produtos
Controlar a entrada e saída de produtos é essencial para uma boa gestão, afinal, te ajuda a entender e conhecer melhor as necessidades do departamento. A principal medida que você deve tomar para garantir que essa etapa seja eficiente é registrar todas as datas de forma organizada em uma planilha.
Um software também pode ter papel importante para te ajudar nessa tarefa. Lembrando que ele precisa conter informações específicas para o seu tipo de negócio.
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Dica 3: Implante um sistema de código de barras
O código de barras agiliza o processo de venda, automatiza a identificação de cada produto e garante o controle do estoque. É composto por uma identificação gráfica de 13 números em um formato de barras.
Cada produto tem seu código cadastrado de forma única, é necessário a utilização de um scanner que irá traduzir esses códigos e transformá-los em informações da mercadoria.
A utilização de código de barras é uma ferramenta útil para uma boa gestão de produtos e permite vários benefícios, dentre eles:
- Velocidade nas transações;
- Precisão na captação de informações do produto;
- Redução de custo de trabalho;
- Maior controle;
- Diminuição de possíveis erros.
Dica 4: Acompanhe as necessidades do seu Público
Acompanhar as necessidades do seu cliente é a forma que um gestor tem de garantir que os produtos nunca faltem – ainda mais se você vende seus produtos pela internet.
Acompanhe os segmentos do mercado! Em certas datas, a procura de alguns produtos pode aumentar. Então, faça uma agenda programada para a sazonalidade. Isso ajuda o gestor a se organizar e se precaver de possíveis faltas de produtos.
Ah, lembrando que só vai ser possível com experiência e uma boa relação com fornecedores.
Dica 5: Relação com fornecedores
E por falar em bons fornecedores, um dos maiores problemas atrelados ao estoque de mercadorias em uma loja é a demora do pedido e da entrega dos produtos. Garantir uma boa relação assegura que tudo esteja conforme o planejado e não haja atrasos na entrega de produtos.
Negocie prazos, alinhe todos os processos, mantenha um canal de comunicação constante e crie parcerias. Todas essas práticas resultarão em uma boa relação com seus fornecedores.
Dica 6: Treine seus funcionários
Ter um treinamento qualificado garante que todos os passos de organização estejam alinhados, afinal, não adianta muito você ter tecnologia e estratégias de ponta se seu time não sabe utilizá-los.
Treinamento de produto: garante que todos da empresa conheçam os produtos da loja e suas especificações, facilitando os processos de venda e cadastro;
Treinamento técnico: é responsável por garantir que todos da empresa estejam aptos para lidar com as planilhas, sistemas e cadastro de produtos de forma adequada.
Dica 7: Faça levantamentos periódicos
Por mais que você tenha um controle de entradas e saídas, é de suma importância realizar levantamentos periódicos sendo eles mensais, semanais ou até mesmo diários.
Isso vai garantir o controle total da quantidade correta de mercadorias disponíveis, evitando possíveis erros de lançamento e controle. Afinal, estratégias e técnicas de organização são muito eficazes quando o assunto é ter maior controle sobre operações em uma loja.
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Por que ter um estoque organizado?
Manter um estoque organizado, além de facilitar os processos organizacionais, pode ser o aprimoramento crucial que seu negócio esteja precisando. Dentre os principais benefícios de ter um estoque organizado podemos destacar:
- Eficiência operacional: Um estoque organizado permite localizar rapidamente os produtos desejados, melhorando a eficiência nas operações;
- Controle de estoque: A organização adequada ajuda a controlar inventários, evitando excessos ou escassez de produtos;
- Redução de perdas: Um estoque organizado evita produtos vencidos, danificados ou perdidos, reduzindo perdas financeiras;
- Atendimento ao cliente: A organização facilita o atendimento rápido e preciso às demandas dos clientes;
- Planejamento estratégico: A organização fornece informações valiosas para análises e tomada de decisões estratégicas;
- Facilidade de auditoria: Manter o estoque organizado simplifica processos de auditoria e conformidade.
Se você está procurando meios de como lucrar mais vendendo roupas da sua loja, essa etapa pode ser muito importante para alcançar melhores resultados de venda.