Featured Posts

Topo
17 maio 2023

7 dicas para organizar o estoque da sua loja

Mulher vendo uma arara de roupa

Um estoque organizado é essencial para o bom funcionamento de uma loja. Se você é um comerciante que está lutando para manter seu estoque em ordem, não se preocupe! Neste blogpost, compartilharemos dicas práticas e eficazes para ajudar você a organizar o estoque da sua loja de forma eficiente, desde a implementação de um sistema de categorização eficaz até a otimização do espaço disponível. Confira!

Veja também: Como ser uma boa vendedora

Dica 1: Cadastre os produtos

Se na sua empresa não existe um controle com dados e informações sobre os produtos da sua loja, você já está bem atrasado. Para fazer um estoque de uma loja você deve cadastrar todos os produtos com todas as características e informações necessárias, confira as etapas:

Mulher realizando o cadastro de produto da sua loja

  1. Contrate um sistema;
  2. Padronize as informações de todos os produtos;
  3. Separe os produtos por categoria.

Certifique-se que cada produto está cadastrado em uma planilha ou sistema, de forma que seja fácil para o estoquista conseguir achar. Lembrando que as informações precisam ser claras e de fácil entendimento para todos na empresa.

Dica 2: Controle a entrada e saída de produtos

Controlar a entrada e saída de produtos é essencial para uma boa gestão, afinal, te ajuda a entender e conhecer melhor as necessidades do departamento. A principal medida que você deve tomar para garantir que essa etapa seja eficiente é registrar todas as datas de forma organizada em uma planilha.

Mulheres vendo um roupas em uma loja

Um software também pode ter papel importante para te ajudar nessa tarefa. Lembrando que ele precisa conter informações específicas para o seu tipo de negócio.

Caso tenha interesse: Como montar uma vitrine incrível

Dica 3: Implante um sistema de código de barras

O código de barras agiliza o processo de venda, automatiza a identificação de cada produto e garante o controle do estoque. É composto por uma identificação gráfica de 13 números em um formato de barras.

Pessoa passando um leitor de código de barras

Cada produto tem seu código cadastrado de forma única, é necessário a utilização de um scanner que irá traduzir esses códigos e transformá-los em informações da mercadoria.

A utilização de código de barras é uma ferramenta útil para uma boa gestão de produtos e permite vários benefícios, dentre eles:

  • Velocidade nas transações;
  • Precisão na captação de informações do produto;
  • Redução de custo de trabalho;
  • Maior controle;
  • Diminuição de possíveis erros.

Dica 4: Acompanhe as necessidades do seu Público

Acompanhar as necessidades do seu cliente é a forma que um gestor tem de garantir que os produtos nunca faltem – ainda mais se você vende seus produtos pela internet.

Uma mulher atendendo outra mulher em uma loja de roupa

Acompanhe os segmentos do mercado! Em certas datas, a procura de alguns produtos pode aumentar. Então, faça uma agenda programada para a sazonalidade. Isso ajuda o gestor a se organizar e se precaver de possíveis faltas de produtos.

Ah, lembrando que só vai ser possível com experiência e uma boa relação com fornecedores.

Dica 5: Relação com fornecedores

E por falar em bons fornecedores, um dos maiores problemas atrelados ao estoque de mercadorias em uma loja é a demora do pedido e da entrega dos produtos. Garantir uma boa relação assegura que tudo esteja conforme o planejado e não haja atrasos na entrega de produtos.

Uma mulher conversando com os fornecedores pelo telefone

Negocie prazos, alinhe todos os processos, mantenha um canal de comunicação constante e crie parcerias. Todas essas práticas resultarão em uma boa relação com seus fornecedores.

Dica 6: Treine seus funcionários

Ter um treinamento qualificado garante que todos os passos de organização estejam alinhados, afinal, não adianta muito você ter tecnologia e estratégias de ponta se seu time não sabe utilizá-los.

Uma vendedora exibindo uma blusa branca para uma consumidora

Treinamento de produto: garante que todos da empresa conheçam os produtos da loja e suas especificações, facilitando os processos de venda e cadastro;

Treinamento técnico: é responsável por garantir que todos da empresa estejam aptos para lidar com as planilhas, sistemas e cadastro de produtos de forma adequada.

Dica 7: Faça levantamentos periódicos

Por mais que você tenha um controle de entradas e saídas, é de suma importância realizar levantamentos periódicos sendo eles mensais, semanais ou até mesmo diários.

Uma mulher realizando levantamentos periódicos da sua loja

Isso vai garantir o controle total da quantidade correta de mercadorias disponíveis, evitando possíveis erros de lançamento e controle. Afinal, estratégias e técnicas de organização são muito eficazes quando o assunto é ter maior controle sobre operações em uma loja.

Confira: Como divulgar sua loja no Instagram.

Por que ter um estoque organizado?

Manter um estoque organizado, além de facilitar os processos organizacionais, pode ser o aprimoramento crucial que seu negócio esteja precisando. Dentre os principais benefícios de ter um estoque organizado podemos destacar:

Imagem de um estoque de blusa de diversas cores

  • Eficiência operacional: Um estoque organizado permite localizar rapidamente os produtos desejados, melhorando a eficiência nas operações;
  • Controle de estoque: A organização adequada ajuda a controlar inventários, evitando excessos ou escassez de produtos;
  • Redução de perdas: Um estoque organizado evita produtos vencidos, danificados ou perdidos, reduzindo perdas financeiras;
  • Atendimento ao cliente: A organização facilita o atendimento rápido e preciso às demandas dos clientes;
  • Planejamento estratégico: A organização fornece informações valiosas para análises e tomada de decisões estratégicas;
  • Facilidade de auditoria: Manter o estoque organizado simplifica processos de auditoria e conformidade.

Se você está procurando meios de como lucrar mais vendendo roupas da sua loja, essa etapa pode ser muito importante para alcançar melhores resultados de venda.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta