Featured Posts

Topo
5 jan 2022

Mid size: o que é? É necessário? Entenda com Predilect’s

mulher mid size usando look com calça jeans

Mid Size: conheça o termo e o significado

Desde a Antiguidade, o modo que a sociedade trata os corpos diferentes mudou muito. Na Pré-História, as primeiras representações dos corpos femininos eram das estátuas de Vênus, ou Mulheres de Willendorf, que tinham as partes íntimas fartas e volumosas, assim como a barriga, e esse era considerado o “padrão” e “bonito” na época, pois era um símbolo de fertilidade.

Com o passar dos anos, as “exigências” da sociedade e da indústria da moda se direcionaram para corpos cada vez mais magros. Sendo assim, o considerado bonito, agora, são as pessoas magras, principalmente mulheres. Sendo assim, onde se encaixam as pessoas gordas e de “tamanho médio”?

Bem, no primeiro caso, surgiu o Plus Size, que já falamos aqui no blog, e, recentemente, a nomenclatura Mid Size se estabeleceu como um novo rótulo, mas também como algo para representar essas pessoas que não estão nem em um extremo nem em outro.

Hoje, a Predilect’s Plus vai conversar um pouco com você, grande leitora, sobre tudo o que o termo traz, seu significado, a importância, entre outras coisas. Acompanhe para saber mais!

O que é Mid Size? Entenda mais sobre!

três mulheres mid size tirando fotos do look

A pessoa que leva o crédito pela popularização desse termo é a humorista Amy Schumer, quando ela disse que não se sentia representada na moda padrão, ou seja, magra, e nem na moda plus size, para grandes mulheres. E isso se popularizou, afinal muitas mulheres se sentem da mesma forma.

De maneira geral, mid size significa “tamanho médio”, geralmente em numerações do 44 e 50/52, sem vestirem tamanhos pequenos de pessoas bem magras e sem entrar diretamente no plus size, porque as roupas podem ficar largas. São mulheres mais “encorpadas”, se é que esse adjetivo faz sentido.

Dizendo assim, o termo parece mais um rótulo, não acha, mana? O que não deixa de ser, mas, na verdade, é muito mais que isso, ele também significa representação.

O que o Mid Size representa? Muito mais do que um rótulo!

três fotos de looks de mulheres mid size

Esse termo causa certa polêmica e debates que entram quase em conflito direto com o body positive, ou seja, o movimento de aceitar seu corpo como ele é e se sentir confortável com ele, já que, em essência: os corpos devem ser aceitos como eles são, em toda a sua beleza. A polêmica mora na seguinte consideração: se considerar Mid Size é “melhor”, porque, então, você não é uma Plus Size?

Certamente, são coisas para se questionar e refletir. No entanto, a criação do termo tem outro lado que deve ser olhado, visto que o surgimento dele significa uma identificação desse grupo de pessoas, uma representação, mesmo que aqui no Brasil ele não seja tão comum quanto o Plus Size.

De qualquer forma, a pressão exercida por essas mulheres em si mesmas devido ao seus tipos de corpos diminui um pouco, afinal, elas finalmente encontraram um meio termo entre as numerações, entendendo que não necessariamente precisam estar em um extremo ou outro para se sentirem bem com os seus corpos.

Que fique bem claro que não estamos entrando no que é bonito ou não entre os corpos, aqui acreditamos que todos têm suas belezas, não existe certo ou errado. A ideia é deixar claro que, pelo menos, esse tipo de pressão de se encaixar em algum lugar diminui quando as mulheres de tamanho médio encontram esse lugar.

Aliás, também não estamos dizendo que essas mulheres não sofrem pressão social do padrão, tudo aquilo que é considerado fora do “bonito” socialmente causa pressão e força a pessoa a se encaixar como ela julga ser o certo.

A moda e o tamanho Mid Size: os embates ainda existem

três fotos de looks coloridos para mulheres mid size

Como já dito, apesar de termos evoluído bastante no mercado fora do “padrão” imposto pela sociedade, ainda temos um longo caminho a percorrer, principalmente no que diz respeito às marcas de fast fashion. Quantas vezes mulheres que não tem o corpo do tipo magro percorrem a loja inteira e provam inúmeras peças e saem decepcionadas porque nada ficou bom ou serviu em seus corpos?

E mais, ir com expectativa de que aquela peça 46/48 serve e ela não passar das pernas e afirmarem que é porque é 48 tamanho pequeno (???) não faz nenhum sentido, não é? As numerações estão aí para que fique mais fácil encontrar a possível peça de roupa que se assente bem ao corpo, não para deixar as pessoas mais frustradas.

Os grandes fabricantes deveriam ter em mente que quanto maior o leque de tamanhos que eles disponibilizam em suas peças, maiores seriam seus lucros. Você também, certamente, já deve ter ido a uma loja e procurado todos os tamanhos maiores e, então, ao pedir ajuda, descobre que a maioria já foi vendida.

Ou seja, tem-se um fato mais do que claro que as pessoas brasileiras possuem corpos diferenciados, dentro ou fora do padrão imposto, e quando pessoas de tamanhos maiores encontram roupas que valem a pena, essas se vão rápido. Consequentemente, maior lucro para a loja/fabricante, certo? É uma interpretação bastante lógica.

De qualquer forma, não podemos tomar uma posição definitiva sobre o Mid Size ser necessário ou desnecessário, afinal existem os dois lados da moeda que mostramos aqui no post. As pessoas podem se identificar ou se sentirem mais presas com esse novo rótulo. O importante, no fim, é que você se sinta confortável no lugar que ocupa e em seu próprio corpo. Lembre-se: todos os corpos são lindos!

E aí, mana, você já tinha ouvido falar sobre o Mid Size? Encaixa-se nele ou em outros tamanhos? Conte para nós! E se quiser receber dicas de looks e mergulhar nesse vasto mundo Plus Size, continue acompanhando nosso blog. A gente se vê na próxima postagem!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Política de Cookie: Revogar consentimento