As saias são peças atemporais e versáteis, que garantem combinações elegantes, sofisticadas e despojadas. No post de hoje, vamos falar sobre modelos de saia e como elas podem garantir visuais mais equilibrados valorizando o corpo da mulher.
Confira na sequência uma lista com os principais modelos, dicas de como combinar as cores com estampas e de como escolher o tipo de tecido ideal para a sua saia!
Conheça os principais modelos de saia
Existem hoje diversos modelos de saias que podem ser usados para inúmeras ocasiões. E escolher o modelo certo com tantas opções no mercado pode ser desafiador, já que existem questões de comprimento, corte e tecido para avaliar.
Conheça mais de perto cada um dos principais modelos e encontre ajuda para fazer sua escolha:
Saia Midi
A saia midi é um dos principais modelos de saia e que toda mulher deve ter em seu guarda-roupas. Existem inúmeras maneiras de como montar looks incríveis com saia midi, já que elas trazem muita versatilidade, além de diferentes tipos de combinações. O tamanho geral destes modelos fica quatro dedos abaixo do joelho e panturrilha.
Saia Godê
Modelo de saia super clássico e elegante. Passa uma imagem mais feminina e relembra muito o sucesso que foi nos anos de 1950 e 1980. Estas saias são rodadas e soltas, dando um toque suave no momento da caminhada. Além disso, são conhecidas por marcar a cintura e oferecer um ótimo caimento junto de outras peças.
Saia Evasê
Também conhecida como ‘saia A’, a saia evasê é um modelo de saia justo na cintura, mas que se alonga sobre as pernas. Ótima escolha para produções de looks para dias com climas mais amenos e possui um bom caimento sobre o corpo. A saia evasê pode ser usada em diferentes ocasiões por mulheres de todas as idades!
Saia Plissada
O modelo de saia plissada é lindo e elegante. É muito similar a uma sanfona devido ao tecido que produz dobraduras e por conta disso, dá um charme a mais para o look e encanta por onde quer que passe.
Essa saia fica ótima em mulheres de todas as idades e dá ao look mais elegância. Ela pode ser combinada com uma camiseta e um tênis para um visual despojado, ou com um salto para uma ocasião mais formal.
Saia Curta
As saias também ficam ótimas em dias mais quentes especialmente o modelo de saia curta. Os looks com essa saia dão a você mais ventilação as pernas e claro, uma grande versatilidade no momento de fazer as combinações. A dica que nós trazemos para os looks com este modelo de saia é usar outras peças mais longas ou oversized para que o visual fique mais equilibrado.
Saia Reta
As saias retas são comumente usadas para compor um estilo sofisticado. O modelo de saia reta está no guarda-roupa das mulheres há muito tempo por conseguir criar diversas variações de looks exalando toda a feminilidade. Para a saia reta, as combinações podem servir muito bem com uma camisa listrada, por exemplo, já que elas são mais minimalistas.
Saia Lápis
Modelo de saia ideal para conseguir um caimento super apresentável e que oferece elegância. As saias lápis são perfeitas para looks mais executivos e eventos formais, dando um ar mais polido. Para as suas combinações, invista em camisas ou croppeds! Você pode conferir mais ideias de combinações plus size com cropped aqui mesmo, em nosso blog.
Saia Longa
Estas saias por muito tempo foram consideradas apenas para ocasiões mais formais, mas atualmente, isso já não entra mais em questão. Agora as saias longas são usadas para ocasiões formais ou informais e servem também em combinações mais despojadas. Por conta de seu caimento, você pode usar diferentes tipos de calçados, sejam eles tênis ou saltos.
Saia Tulipa
Pensando em valorizar mais o seu quadril? A saia tulipa é um ótimo modelo para destacar totalmente essa parte do seu corpo e ao mesmo tempo dar mais elegância para seu look. O modelo de saia se destaca por uma marcação em cintura média ou alta, em que as pregas somem ao longo do comprimento. Um modelo versátil para qualquer ocasião!
Saia de Cintura alta
Todos os cortes de saia podem combinar modelagens com cintura alta, dando um charme a mais para as produções. Modelos de saia com cintura alta podem, dependendo da combinação, dar a impressão de pernas mais longas o que pode ajudar a equilibrar a silhueta. Sempre que procurar por estes tipos de saia, opte por aquelas que alcancem a linha da média da cintura.
Como escolher o tecido para uma saia?
Para que todas essas peças fiquem ainda mais de acordo com o seu estilo, é preciso se atentar ao tipo de tecido quando adquirir a sua saia. No momento de escolher a textura, é importante que se atente a alguns fatores como: clima, ocasião e principalmente o estilo da saia e sua preferência pessoal. Veja abaixo alguma dicas do que considerar no momento de escolher o tecido da sua saia:
1. Considere a ocasião
Foi convidada para uma festa super formal ou então para um evento mais sofisticado? Escolher uma saia que tenha um tecido que apresente uma boa estrutura é uma ótima escolha, como cetim, renda e brocado. Para eventos casuais, escolha tecidos leves e mais fluídos como algodão, linho e viscose.
2. Pense no estilo da saia
No momento de escolher o tecido, lembre-se também do modelo da saia que pode influenciar. Uma saia curta, por exemplo, em couro, talvez não seja a melhor opção para dias quentes. Por isso, pense sempre no estilo da saia. Uma saia lápis, que é mais estruturada, exige um tecido mais firme enquanto uma saia evasê requer um tecido mais leve e fluído, como o linho.
3. Lembre-se do clima
Ainda pensando em clima, tecidos leves e respiráveis como algodão, seda e linho podem ser opções mais confortáveis e dão um charme a mais para suas produções. Aos climas mais frios, modelos de saias em camurça, lã e couro são mais apropriados para diferentes ocasiões.
4. Considere a sua preferência pessoal
E claro, não desconsidere nunca a sua preferência pessoal na hora de escolher o tecido do seu modelo de saia. Você pode preferir tecidos mais macios e confortáveis como o jersey e algodão para looks mais casuais e de uso no dia a dia.
Qual a diferença de uma saia lápis e saia evasê?
A principal diferença está em suas modelagens. A saia lápis forma um triângulo invertido, ou seja, afina do meio do corte da peça para o final. Já os modelos evasê, possuem a forma de um triângulo simples, partindo da cintura mais fina e abrindo no comprimento da saia.
Como combinar cores e estampas ao usar uma saia?
Combinar cores e estampas ao usar uma saia pode parecer difícil no começo, mas com as dicas práticas que a Predilect’s Plus preparou para você, ficará mais fácil de explorar novas opções e você pode até mesmo encontrar variações que antes não conhecia e que são sua cara. Confira as dicas abaixo:
- Use paleta de cores similares:
- Combine uma estampa discreta com outra chamativa;
- Faça testes com estampas geométricas;
- Procure fazer o uso de listras e poás;
- Utilize combinações de tons neutros com Animal Print;
- Na dúvida, use apenas uma peça com estampa.
Leia também: conheça 6 inspirações looks com estampa floral
Existem diversos modelos de saia e cada um deles se adequa melhor a diferentes tipos de ocasiões. Por isso, é importante conhecer os principais e ter em mente quais são os melhores tecidos e fatores para considerar antes de escollher.
Afinal, cada modelo possui suas características e particularidades como comprimento, corte, tecido e volume que garante mais valorização ao corpo, além de influenciar no conforto.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com as amigas e siga a gente nas redes sociais para mais conteúdos feitos especialmente para você. Continue de olho no blog para mais dicas como essa!
Nenhum comentário