Uma das maiores vantagens de fazer a manutenção dos perfis da sua loja nas redes sociais é que eles ajudam você a se aproximar dos clientes por meio das ações de engajamento que essas plataformas disponibilizam. Então, não dá para deixar o perfil de lado e postar novidades somente uma vez por semana.
As ações precisam ser diárias, então, não perca tempo e confira essa nossa lista com ideias interessantes para criar enquetes de loja de roupa nas redes sociais.
Afinal, como criar enquetes para loja de roupa?
No Instagram, a rede social com maior poder de alcance atualmente, o Story é uma ferramenta fundamental para gerar engajamento, tanto que, em junho de 2018, o Instagram disponibilizou dados que demonstravam que mais de 500 milhões de pessoas usam os Stories diariamente, ou seja, para quem quer atrair clientes para o negócio, marcar presença nessa ferramenta é indispensável para fazer o perfil da loja crescer na rede social.
E, dentro do Instagram, usar as enquetes dos Stories é a uma excelente forma de gerar engajamento, afinal, é uma maneira de estimular a participação dos usuários no seu perfil. Além de ser uma ótima maneira para mostrar o trabalho diário da sua empresa, esse tipo de interação também pode ser usado para anunciar alguma novidade da sua loja no perfil.
Se você cria enquetes, mas as clientes não respondem, ou respondem pouco, confira as nossas dicas para criar enquetes engajantes:
Passo 1: selecione o tipo de mídia que deseja publicar
O primeiro passo é definir qual é o tipo de mídia que deseja utilizar de fundo do story: pode ser uma foto, um GIF, um vídeo ou apenas um fundo colorido mesmo.
O recomendado é que esse fundo tenha uma ligação com a sua marca, com a identidade visual da sua loja ou de alguma campanha que estão trabalhando, para que o cliente já comece a internalizar as cores e elementos visuais do seu negócio. Após criar o template que irá usar, siga para o próximo passo.
Passo 2: escolha a figurinha (ou sticker) de pergunta ou enquete
Na tela do Story, clique no desenho de uma “carinha sorridente” que fica na parte superior da tela. Então, selecione o sticker escrito Enquete para criar uma. Você também pode acessá-lo pela parte de baixo da tela entre as opções para chegar até a opção “Enquete”.
Passo 3: saiba diferenciar os tipos de enquetes do Instagram
Existem diferentes maneiras de criar stories com enquetes no Instagram. As enquetes binárias são aquelas que você faz uma pergunta e seus seguidores só podem escolher entre duas respostas pré-definidas.
Também é possível criar testes com opções de múltipla escolha, indicando uma certa para que seus seguidores tentem acertar. Você também pode lançar uma pergunta e deixar uma caixinha aberta para que os seguidores enviem respostas, as quais você pode compartilhar depois.
Por último, você também pode criar as enquetes deslizantes que permitem que você faça uma pergunta e os seguidores devem deslizar um emoji para te indicar o quanto podem estar satisfeitos ou não sobre o que você perguntou. Mas essa opção funciona somente com essa dinâmica de entender se os seus seguidores gostaram ou não da publicação do seu story.
Todos esses tipos de enquetes podem ser usados nos Stories para aumentar a interação com os seus seguidores, assim, você tem a oportunidade conhecê-los melhor.
Mas, como fazer Stories mais chamativos?
O fato é que você precisa postar conteúdos que façam que o seu público se sinta motivado a interagir, do contrário, você corre o risco dos seus seguidores simplesmente pularem os seus stories sem prestar muita atenção no que eles diziam.
Então, é necessário que você produza conteúdos relevantes para o seu usuário ver o que você tem a oferecer. Então, siga algumas dicas:
1. Faça jogos e brincadeiras
O Instagram é uma rede social mais descontraída, então, por que não promover as enquetes com algum tipo de brincadeira? Você pode experimentar escolher dois looks para postar no seu story e perguntar: “qual desses looks você usaria no seu primeiro encontro após a quarentena?” ou “qual desses looks você usaria no tapete vermelho do Óscar?
Essas são as famosas enquetes “This or that”, ou “isso ou aquilo”. Elas podem ser feitas como sticker “Enquetes” ou o deslizante. Isso faz com que seus seguidores se engajem na publicação e entrem na brincadeira!
2. Batalha de produtos
Esse tipo de publicação no Story também gera bastante engajamento e é bem simples. Você colocará produtos da sua loja para competir entre eles na opinião do público.
Você pode fazer isso com peças de cores diferentes, combinações de peças da parte superior com as inferiores distintas, com acessórios, opções de looks da moda praia, entre outros.
As batalhas de look também são excelentes opções e podem te auxiliar a entender as tendências que suas clientes mais gostam, além de te orientar na reposição de estoque.
O público ama ver quais opções estão ganhando e, para que eles tenham essa resposta, eles precisam necessariamente clicar em uma das opções. Além de usar o template de layout múltiplo, que fica à esquerda na hora de escolher as fotos, você pode também usar o sticker deslizante, entre outros.
3. Fazer perguntas no estilo quizz
Você criar um quizz com algum assunto que esteja em alta no momento, desde que você consiga associá-lo ao seu nicho de atuação. Você pode falar sobre roupas de famosos em determinado filme ou programa e pedir para os seus seguidores votarem em qual artista eles acreditam que usaram aquele determinado look que você postou no story.
É interessante também elaborar uma espécie de ranking ou até mesmo oferecer um tipo de premiação para o vencedor do quizz, como um cupom de desconto na próxima compra na sua loja. Isso, com certeza, engajará seu público e aumentará o alcance do seu perfil.
Mas lembre-se de conhecer bem seu público para fazer quizzes sobre temas que ele realmente gosta!
4. Enquetes para lançamentos de produtos
Qual será o próximo lançamento da sua loja? Você pode usar o story para uma criativa estratégia de lançamento que envolva pequenos spoilers durante a semana.
Então, nos stories que serão publicados durante a semana, você precisa ir dando dicas sobre o produto que irá lançar. Pode ser uma blusa nova, por exemplo, nesse caso, você coloca as características dessa blusa para as pessoas adivinharem, deixando os palpites na caixa de perguntas!
Também é possível pedir para elas opinarem sobre o tecido ou a modelagem da peça: você acham que é uma blusa de seda ou algodão? É uma ciganinha ou uma tomara-que-caia? E o pessoal vai votando e você vai dando cada vez mais dicas sobre a peça até que o quebra-cabeça seja montado.
Então, no dia marcado, você faz o mega lançamento tão esperado!
E aí, vai colocar as nossas dicas de enquetes para o Instagram em prática para aumentar o engajamento da sua loja? Esperamos que você aproveite essas dicas da melhor maneira possível e consiga mais seguidores e clientes!