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25 mar 2021

MARKETING OLFATIVO: uma estratégia para alavancar o seu negócio

Marketing olfativo para vender mais

Você já ouviu falar em marketing olfativo?

Cheiros são muito marcantes e você, certamente, sabe disso. O olfato é um sentido muito poderoso, capaz de ativar memórias, marcar acontecimentos e trazer sensações.

É provável que alguns cheiros te tragam paz, já outros podem gerar desconforto. Há o cheiro de um perfume inesquecível e odores que trazem bem-estar imediato, por exemplo. Quem nunca sentiu uma fragrância e ativou a memória com uma lembrança especial?

Você sabia que o olfato é responsável por influenciar mais de 80% das decisões de compra e consumo? O número impressiona, certo? Isso acontece porque temos a capacidade de nos recordarmos de 35% daquilo que cheiramos. Em contrapartida, das coisas que apenas visualizamos, nos recordamos apenas 5%. Em conclusão, o olfato é mais marcante que a própria visão!

O marketing olfativo

Criado para despertar sensações e emoções positivas por meio de aromas, o marketing olfativo tem feito a diferença nas vendas de muitas lojas. Tem coisa mais gostosa que entrar em um ambiente e sentir um cheiro que te traga aconchego? Mas o inverso também pode acontecer: se o odor for muito intenso, por exemplo, em vez de atrair, pode repelir um cliente.

Dicas de marketing olfativo para vender mais

Sabemos que neste momento muitas pessoas estão em suas casas, mas o marketing olfativo é algo para você entender, pesquisar e implementar em todos os momentos. Com o intuito de tornar a experiência de compra ainda mais enriquecedora, ele ajuda a criar mais conexão com a sua marca. Isso, portanto, gera valor e lembranças para o seu negócio.

Tenha você uma loja física ou um e-commerce, é importante escolher a sua fragrância e implementá-la nos processos de compra. Se tiver loja física, borrife na loja e nas roupas que ficam nas araras. Pode ser legal comprar um odorizador de ambientes automático para disparar a fragrância no ar nos momentos programados.

Cliente fez uma compra? Dê uma borrifadinha de leve do seu aroma nas peças antes de colocar na sacola. Embale tudo com carinho! Essa dica é especialmente válida para quem tem e-commerce: quando a cliente recebe a compra em sua casa e vê o capricho da loja, as chances dela fazer uma nova compra contigo duplicam! Ao abrir o pacote a essência se espalha pelo ar, dando aquela sensação de felicidade, bem-estar e capricho!

Como implementar essa estratégia em meu negócio

Para descobrir qual o cheiro perfeito para seu negócio, procure uma loja especializada em essências. Busque aquilo que irá agradar a sua clientela e não você. A fragrância, portanto, deve ser agradável ao perfil do seu público. Faça uma pesquisa, pegue uma amostra e peça opinião de algumas pessoas conhecidas antes de bater o martelo e tomar uma decisão!

Lembre-se: Quanto mais vínculo você cria com o seu cliente e mais dedicação e capricho você tem no que faz, mais ele se lembra de você na hora de escolher onde comprar.

Esperamos que esta dica seja útil para você!

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