Featured Posts

Topo
6 out 2021

O que é plus size afinal? Conheça o termo a fundo!

Diversas modelos plus size

O que é plus size afinal? Conheça o termo a fundo!

Todas sabemos que a moda está em constante evolução, certo? A todo o tempo as grandes passarelas trazem algo novo e, às vezes, renovam peças que ficaram por anos fora do gosto das mulheres para torná-las atemporais. Estampas vêm e vão, e modelagens, por vezes, podem aparecer para transformar conceitos da moda.

E com todo esse desenvolvimento, felizmente, o mercado da moda começou a se expandir mais e ganhar alta relevância depois de conhecer melhor o que é plus size e tudo que o constitui. E isso é ótimo, afinal, todas as mulheres devem vestir algo que gostem, que as façam se sentir bem e bonitas, não é mesmo?

Bem, se você não conhece a origem do termo, saiba que ele surgiu na década 20 do século XX no Estados Unidos da América. A empresa que tem o título de precursora do termo é a Lane Bryant, um grande varejo de moda que disponibilizava muitas peças de tamanhos maiores, e por isso era muito procurada.

O intuito desse uso foi identificar esse novo “estilo” de moda que se direcionava para grandes mulheres e gestantes da época, que precisavam de peças de números maiores.

Exatos 33 anos depois, a marca Korrel lançou um anúncio bem polêmico, utilizando o termo como algo ofensivo a essas mulheres que tinham curvas mais largas e usavam roupas maiores, diferentes do “corpo padrão” para as moças da época. E isso continuou por muitos anos.

Atualmente, com as novas tendências da moda e dos próprios padrões de beleza da sociedade, assim como movimentos de empoderamento feminino, várias pessoas têm questionado sobre o plus size e tudo que o envolve. Isso também é uma forma de conscientizar a sociedade de que o corpo maior é uma característica e “gordo(a)” não deve ser um xingamento ou uma ofensa.

modelo plus size desfilando com vestido longo branco

Etimologia do plus size

O plus size nada mais é do que um termo em inglês, de origem estadunidense, que significa “mais” (de “plus”) e “tamanho” (de “size”). Ele pegou e é muito usado no ramo da moda por empresas que disponibilizam tamanhos maiores de roupas para todos os corpos. Também é possível encontrar termos sinônimos, como tamanho maior, tamanho grande e por aí vai.

O mercado da moda plus size (felizmente) cresce

departamento plus size em loja de roupas

Existem muitas pessoas no mundo, então, é claro que há corpos diferentes, cada qual com suas características. Então, ter uma moda engessada em apenas um tipo dentre esses corpos dificulta com que as grandes manas e os caras maiores não consigam encontrar peças que os(as) façam sentir bem.

Com a criação do termo e conhecimento sobre o que é plus size, esse conceito foi se expandindo na moda principalmente nos Estados Unidos e em outros países estrangeiros. Aqui no Brasil, algumas das grandes marcas ainda não enxergam esse potencial e preferem se manter nos tamanhos menores e padronizados, ditando o que é beleza.

No entanto, mesmo a passos não tão rápidos quanto gostaríamos, o ramo cresce mais a cada dia. Esse mercado arrecadou mais de 7 bilhões em 2020, segundo a Associação Brasil Plus Size (ABPS).

Além disso, não foram apenas as lojas e marcas famosas que trouxeram mais visibilidade para isso, mas as próprias mulheres, de todos os tamanhos, crenças, lutas e tudo o que nos caracteriza como as pessoas que somos.

E isso não é difícil de realizar ou, pelo menos, não usou meios complicados. Diariamente, grandes e pequenas influenciadoras plus size postam sobre dicas de moda, ensinam a criar looks funcionais e estilosos, recomendam lojas, comparam marcas do ramo e, principalmente, falam sobre o movimento Body Positive.

Body Positive e plus size: uma combinação de arrasar!

seis modelos plus size lado a lado em foto preto e branco

O body positive, em português, significa literalmente corpo positivo. Esse movimento desmistifica aquele pensamento do “corpo perfeito” que muitas vezes é mostrado por aí. Mulheres e homens possuem corpos diferentes, cada qual com sua característica, e podem e devem amar seu próprio corpo, sem escondê-lo e viver livre das “regras” que a sociedade impôs sobre o bonito ser apenas o voluptuoso e magro.

Sendo assim, é impossível não relacionar o movimento à o que é plus size e tudo que o envolve. O movimento procura fazer com que mulheres e homens vejam seus corpos de maneira positiva e que se sintam bem com ele, usando roupas que os valorizem, sem vergonha e desconfortos.

Ambas chamam ainda mais destaque para que as lojas comecem a trabalhar e investir mais com roupas plus size, assim será mais fácil e proveitoso entrar em um estabelecimento, encontrar a peça que deseja e sair do provador feliz da vida porque ela serviu e ficou muito linda!

Futuro da moda plus size: um horizonte esperançoso

modelo plus size desfilando na passarela em evento de moda

No início do post, a primeira coisa que mencionamos foi que a moda continua evoluindo, certo? E isso nos dá a esperança de que as marcas enxerguem cada vez mais potencial no mercado plus size e invista nele. Isso não é apenas na esperança de apenas encontrar mais roupas de tamanho plus nas lojas, mas fazer com que a grande maioria da sociedade (ou toda ela, quando for possível) amar e respeitar todos os tipos de corpos.

É fato que, após conhecer o que é plus size, há maior compreensão do movimento body positive e da necessidade da auto aceitação e amor próprio. Todos os corpos são lindos e todas as pessoas precisam se sentir bem e bonitas com o que usam.

E então, mana, você sabia de toda essa complexidade do ramo de tamanhos grandes? Conhecia tudo sobre o conceito de plus size? Esperamos que tenham gostado de nossos conteúdos. E caso vocês tenham diquinhas, sugestões e outras coisas a dizer, por favor, conte para a gente nos comentários, gostaremos muito de conhecê-las!

Fica ligada no blog da Predilect’s, viu? Até o próximo post!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Política de Cookie: Revogar consentimento