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3 nov 2021

Como montar uma vitrine incrível: 5 dicas para lojistas!

duas mulheres olhando uma vitrine de loja de roupas

Confira 5 dicas para montar uma vitrine elegante e atrativa para sua loja!

Chamar a atenção e atrair os clientes para a sua loja é fundamental para as vendas e para o sucesso do negócio, afinal, nós somos incrivelmente visuais, tanto que a nossa curiosidade aguça bastante quando vemos algo diferenciado. E, pensando em estratégias de marketing e de vendas, as vitrines têm papel fundamental para as lojas físicas, afinal, terão clientes passando pelo seu estabelecimento o tempo todo.

Então, por que não conferir dicas valiosas sobre como montar uma vitrine e aplicar no seu negócio e impulsionar as vendas? Confira as dicas que Predilect’s Plus preparou pra você!

Vitrine impecável e que chama a atenção? Saiba como fazer

Montar uma vitrine não é algo simplista, em que basta você colocar as suas roupas nos manequins e colocar a vista dos clientes, afinal, pesquisas apontam que as vitrines podem ser responsáveis por mais de 70% das vendas de um estabelecimento, visto que é primeiro contato visual com os produtos disponíveis para venda. É preciso ir além elaborando estratégias bem definidas para atrair os clientes de forma efetiva.

Para isso, siga algumas dicas fundamentais para o funcionamento do seus negócio.

Dica 01: Conheça seu público!

manequins vestidos com roupas da moda ao centro e araras posicionadas ao lado

Conhecer o seu público deve ser o princípio do seu negócio, afinal, é uma das estratégias de marketing mais importantes. E esse fator deve ser explorado também nas suas vitrines, ou seja, é fundamental também saber o que o seu público espera ver exposto em sua loja.

Então, se você ainda não mapeou o seu público, faça isso o quanto antes para oferecer uma experiência de compra cada vez mais personalizada para os seus clientes.

E uma vitrine preparada de acordo com o perfil do seu cliente faz com que ele se sinta identificado com o seu negócio e tende a continuar comprando no seu estabelecimento.

Dica 02: Entenda quais são as principais tendências e deixe em evidência

vários manequins com roupas da moda organizados em uma loja

As mudanças na moda são constantes, já que novos produtos não param de surgir a todo momento e essa máxima vale para todas as áreas de negócios. E com a evolução dos dispositivos tecnológicos, as informação chegam depressa a todos. Por isso, é de suma importância que você não deixe que o seu negócio fique para trás.

Portanto, é válido ficar sempre atento às principais tendências do mercado e da moda, principalmente se você trabalha com vestuários femininos e calçados em seu estabelecimento, que são produtos cíclicos e mudam a cada estação.

Dica 03: Faça um cronograma de mudanças na decoração das suas vitrines!

duas vitrines decoradas de maneira diferente com manequins em roupas da moda

E, como acabamos de ver, o consumo é pautado pela moda e suas tendências, afinal, a nossa própria vida é cíclica, por isso, deixar a sua vitrine sempre da mesma forma, com certeza, não é uma boa estratégia para o crescimento das suas vendas.

Por isso, estar sempre modificando a decoração da sua iluminação é válido para atrair pessoas para sua loja. Portanto, aproveite as data comemorativas que acontecem durante o ano para entrar no clima e guiar as suas decorações. Utilize elementos inusitados (aqueles que as pessoas não esperam encontrar em uma vitrine), cores vivas, elementos decorativos fáceis de conseguir ou que você produza a partir de materiais baratos como cartolinas, papel crepom, entre outros.

Confiras as principais datas comemorativas que você aproveitar para decorar a sua vitrine:

  • Carnaval;
  • Páscoa;
  • Dia Internacional da Mulher;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Festa Junina;
  • Festa Julina;
  • Dia Mundial do Rock;
  • Dia dos Pais;
  • Outubro Rosa;
  • Dia das Crianças;
  • Halloween;
  • Novembro Azul;
  • Natal;
  • Réveillon;
  • E a chegada das estações: verão, outono, inverno e primavera.

Todas essas são oportunidades de investir em decorações criativas para sua vitrine e atrair os olhares para seus produtos. Contudo, lembre-se de equilibrar os elementos, afinal, o foco da vitrine ainda deve ser os seus itens. Também avalie quais são as datas que fazem mais sentido para o seu negócio. Não dá para pensar em uma decoração para os dias dos pais se o seu negócio é especializado em moda feminina, por exemplo, não é mesmo?!

Dica 04: Invista em uma boa iluminação!

diferentes lojas com manequins iluminados por luzes de tons diferentes

A iluminação é um aspecto fundamental em uma vitrine, afinal, se ela estiver mal iluminada, os produtos ficarão “apagados” e pouco atrativos para os clientes. Por isso, a iluminação deve ser considerada um investimento para o seu negócio e, hoje em dia, é possível pensar em diversos tipos de iluminação para inovar e expor seu produtos de maneiras interessante.

A luz focada, por exemplo, é uma excelente maneira de dar destaque para um produto. O Kit de Trilho com vários Spots (focos de luz) também se apresenta como uma estratégia para montar uma iluminação de uma vitrine, já que você consegue posicioná-la acima e de frente para a vitrine, dando bastante destaque aos produtos expostos.

Luzes de cores diferentes, painéis de LED e luz neon também excelentes estratégias para montar um vitrine diferenciada e interessante. E não precisa economizar na iluminação, afinal, aqui a regra que vale é quanto mais, melhor!

Dica 05: Posicione os produtos estrategicamente

mulher pegando roupa em arara de loja

Para montar uma vitrine atrativa e convidativa, é preciso pensar em estratégias de visual merchandising — como é o caso da regra de três: que consiste na organização da vitrine por agrupamento de três produtos.

A dica aqui é posicionar os três elementos de forma equilibrada: no alto, no meio e na parte de baixo. É preciso evitar posicionar os todos os produtos próximos ao chão ou em uma altura muito elevada. Todos os itens necessitam estar no campo de visão de quem está passando pela frente da sua loja.

Além disso, é válido não exagerar na quantidade de itens expostos, já que um espaço com muita informação pode até mesmo confundir os clientes, fazendo com que eles busquem por outras lojas antes de entrar na sua. É preciso criar um equilíbrio entre os elementos expostos, assim como mesclar diferentes produtos com outros elementos decorativos de forma harmônica.

E aí, já está preparada para montar as suas vitrines de forma criativa e atrair muitos clientes? Acompanhe sempre o blog da Predilect’s Plus para mais dicas sobre moda e empreendimentos!

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