Featured Posts

Topo
6 jul 2022

Como ser uma boa vendedora? Confira 5 dicas e saiba mais!

vendedora sorrindo entregando mercadoria para cliente

5 dicas para ser uma boa vendedora para qualquer negócio

Ser uma boa vendedora é essencial para alavancar um negócio, seja ele qual for. Para ser uma vendedora de alto padrão, são essenciais algumas habilidades e qualidades. As qualidades você pode ter por natureza, já as habilidades podem ser desenvolvidas por meio de estratégias que melhoram o seu desempenho de forma expressiva.

Para te ajudar nessa missão, a Predilect’s Plus preparou um conteúdo com 5 dicas para você se tornar a melhor vendedora que conhece. Não perca essa oportunidade e seja a sua melhor versão nas vendas. Aproveite!

1. Seja simpática para ser uma boa vendedora

Essa é a primeira e principal dica! A simpatia é imprescindível para que você consiga vender, fidelizar clientes e criar uma boa reputação para o seu negócio. Para ser uma pessoa simpática, é ideal que haja motivação, capacidade de ouvir o outro e boa sociabilidade.

mulher de tranças olhando para a foto e sorrindo e roupas ao fundo

Estar com uma boa aparência diz muito sobre a sua simpatia, isso não significa que há necessidade de estar sempre maquiada e super produzida! A boa aparência diz respeito à feição de sua face, o sorriso no rosto, o bom humor e as palavras educadas. Viu, ser simpática não é uma tarefa difícil!

2. Conheça o produto que vende

Pense conosco: se você fosse comprar um produto para sua pele, escolheria aquele que um especialista encomendou, certo? Assim deve ser com qualquer nicho. Sabe por quê? Mostrar afinidade com o que é vendido demonstra segurança, o que é decisivo na hora da compra.

mulher com prancheta nas mãos olhando para a foto e sorrindo e estante branca desfocada ao fundo

Uma boa maneira de demonstrar isso para um cliente é na apresentação do produto. Em caso de roupas, por exemplo, mostre a peça ao consumidor, apresente o tipo de tecido, por que ele é bom, o caimento, como a roupa costuma ser usada, com o que ela combina e assim por diante. Esse tipo de atitude abre os horizontes para o seu cliente e ainda ajuda a criar um elo entre vocês.

Ah, e que tal ampliar suas estratégias de vendas? Confira dicas para começar a vender roupas pela internet e transformar o seu sonho em um negócio de sucesso!

3. Entenda o seu público alvo

Você sabe ouvir exatamente aquilo que o cliente está dizendo? Não há nada pior do que pedir por um produto e não ser entendido. Provavelmente isso já aconteceu com você em alguma situação, então sabe o quanto é ruim. Sendo assim, para ser uma boa vendedora você precisa ter uma escuta ativa, isso exige atenção, empatia e responsabilidade pelo seu trabalho.

varios post it com desenhos de pessoas e circulo e mao colocando alfinete

Os principais pontos a se atentar são o objetivo do cliente com a compra e qual a expectativa ao fazê-la, veja um exemplo claro: uma consumidora, durante o inverno, entra na loja e pede para ver roupas para sair. Ela chega com roupas completamente sóbrias e com tons escuros. Ao ouvi-la atentamente, você pode perguntar se ela quer peças básicas ou modelos coloridos e estampados interessam também.

Dependendo da resposta, você pode ir diretamente ao objetivo, buscando casacos tradicionais ou coloridos, calças mais elaboradas, camisas sofisticadas e por aí vai. Neste momento, você demonstra atenção aos detalhes, empatia por compreender o desejo da cliente e responsabilidade por oferecer melhor em seu ofício.

4. Seja sincero e honesto com o consumidor

Manter essas duas qualidades é um fator fundamental para ser uma boa vendedora, mas antes, você precisa entender a diferença entre essas duas características. A sinceridade está vinculada a um aspecto individual, ela deve ser usada principalmente quando um consumidor pergunta a sua opinião a respeito de determinado produto.

duas mulheres conversando

Já a honestidade está ligada ao fato de você se manter sempre verdadeiro e atento à realidade. Essas duas características são muito importantes porque o ideal é que você saiba uni-las ao seu favor e do consumidor. Em situações onde uma cliente pergunta se uma calça lhe caiu bem, ela questiona a sua opinião, mas você deve livrá-la de estereótipos e preconceitos, por exemplo.

Você pode respondê-la com uma negativa dizendo que ela poderá se sentir muito melhor com outra peça, já apresentando uma outra possibilidade e dando chance de escolha para a consumidora. Essa ação assegura o seu bom desempenho e te fará uma vendedora cada vez melhor.

Aproveite que está nessa missão de se tornar uma vendedora muito melhor e aprenda formas de divulgar a sua loja no Instagram e se tornar uma boa vendedora também online!

5. Trace um plano para o pós-venda

Existem muitas estratégias pós-vendas e elas são conclusivas para você fidelizar clientes. É claro que fica difícil abrir espaço para todos os tipos de estratégias, então, escolha uma ou duas que melhor encaixe com o seu perfil, dos clientes e da loja. Isso ajudará tanto a manter o contato a longo prazo com determinado consumidor quanto contribui para a identidade do negócio.

Confira algumas estratégias de pós-venda para ser uma boa vendedora:

dois vendedores no caixa de uma loja atendendo clientes

  • Manter contato: enviar mensagem agradecendo a compra e avisá-lo sempre que chegar novidades para criar conexão;
  • Realizar pesquisa de satisfação após a compra: o cliente pode responder rapidamente e depositar em uma urna;
  • Oferecer suporte ao cliente: em caso de produtos que exijam destreza no uso, essa técnica é excelente;
  • Enviar ofertas exclusivas: perceber o gosto do cliente é ideal para realizar esse plano e pode aumentar as vendas rapidamente;
  • Conceda pontos acumulativos: o sistema de acumulação de pontos pode resultar em brindes e descontos que sejam interessantes.

Ao traçar sua estratégia de pós-venda fica muito mais fácil atender os seus clientes e garantir que eles voltem a comprar com você.

Alguns desses planos podem ser mesclados e gerar muito bons frutos, por exemplo, você pode manter o contato e também conceder pontos cumulativos ou até realizar a pesquisa de satisfação e enviar ofertas exclusivas. Tudo dependerá do perfil do público alvo e de seu negócio.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como ser uma boa vendedora? Esperamos que você tenha muito sucesso e que seu empreendimento dê muito lucro!

Aproveite nosso conteúdo e aprenda muito mais como lucrar vendendo roupas. Continue acompanhando nosso blog e saiba cada vez mais sobre empreendedorismo com a Predilect’s Plus!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta