5 modelos plus size que marcam a moda e que você deve conhecer!
A aceitação dos corpos passa por muitos fatores, principalmente quando falamos dos corpos das mulheres, afinal, são anos de luta e de protesto para fazer com que o mundo entenda que não existe um único padrão de beleza e que todos os tipos e formatos de corpos precisam serem aceitos.
Por isso, surgiram movimentos importantes para guiar essa luta, como o Body Positive e o Corpo Livre, que pregam que as pessoas tenham o corpo que quiserem e que sejam aceitas e inclusas em qualquer espaço sem qualquer tipo de descriminação.
As modelos plus size tem um papel importantíssimo para que essa conscientização aconteça, afinal, elas são figuras de inspiração e representatividade para outras pessoas que possuem medidas semelhantes às delas. Pensando nisso e também em empoderar cada vez mais mulheres, a Predilect’s traz para você as 5 modelos plus size que fazem parte dessa história. Confira!
Conheça as 5 modelos plus size mais importante para história da moda!
Acreditamos que essas modelos são fontes de inspiração para muitas meninas e mulheres que lutam que tem dificuldade em aceitarem seus corpos e, consequentemente, podem ter uma baixa autoestima por conta disso. Assim, ao desfilarem nas passarelas e estamparem campanhas publicitárias, elas encorajam essas meninas a amarem seus corpos livremente sem vergonha das suas medidas e as ajudam a acreditar elas são muito bonitas com o corpo que têm.
Conheça quem são essas personagens da moda e inspire-se você também!
01. Ashley Graham
Ashley Graham sempre é a primeira a ser lembrada quando falamos de empoderamento feminino dentro do movimento de Corpo Livre e Body Positive. Afinal, a modelo americana de 34 anos tem 15,4 milhões de seguidores no Instagram e é uma das fundadoras de um grupo de modelos plus size chamado ALDA, que apoia e incentiva as mulheres a amarem seus corpos independentemente do seu tamanho, formas, medidas ou peso, e defende o movimento Health at Every Size (Saudável em Qualquer Tamanho).
A modelo já figurou nas capas de revistas internacionalmente famosas, como Vogue, Glamour, Harper’s Bazaar e Elle e já foi convidada para programas como The Tonight Show, Entertainment Tonight e CBS News, dando entrevistas sobre o que é ser uma modelo plus size mundialmente famosa nos dias atuais. Ela tem muitas falas famosas, dentre elas:
“É fundamental que homens e mulheres criem um ambiente corporal positivo. Enalteçam as mulheres importantes nas suas vidas. Criem um ambiente seguro para elas se expressarem com corpo e beleza pelo que elas são e não pelo que elas não são”.
02. Iskra Lawrence
A segunda da nossa lista é a modelo inglesa de 31 anos Iskra Arabella Lawrence, que também tem uma legião de fãs pelo mundo todo e 4,9 milhões de seguidores no Instagram.
Ela escreve para a revista Self e foi umas das fundadoras da Runway Riot, sempre escrevendo mensagens para as mulheres de todas as formas e tamanhos a aprenderem a se aceitar. Iskra ainda é modelo global da Aerie, uma marca de roupas da American Eagle Outfitters, além de ser embaixadora da National Eating Disorders Association (NEDA) e uma das criadoras do NEDA Inspires, uma campanha que reconhece empresas e pessoas que se esforçam para fazer a diferença. Dentre as suas principais frases estão:
“Acho que as imagens não editadas são ainda mais bonitas.”
“Precisamos ver corpos femininos reais.”
03. Fluvia Lacerda
Sentimos a necessidade de trazer também influenciadoras brasileiras, então, não poderíamos deixar de citar a Fluvia Lacerda, que é o principal nome das tantas representantes plus size do nosso país.
Aos 41 anos, ela já é famosa internacional há alguns anos, visto que foi a modelo plus size do ano em 2011, durante a Full Figured Fashion Week e, atualmente, possui mais de 380 mil seguidores no Instagram.
Ela defende o uso do adjetivo gorda no lugar de diminutivos como “gordinha” ou “fofinha” por acreditar que o termo não deve ser considerado uma ofensa e, portanto, não precisa ser atenuado com um diminutivo. Fluvia também foi a primeira mulher plus size a estar na capa da revista Playboy, considerada símbolo da sensualidade por décadas e inspirando mulheres ao redor do mundo todo. Dentre suas fala mais famosas, destacamos:
“Fotógrafos me subestimam por ser gorda”;
“Eu nunca consegui compreender essa coisa de ‘não coma esse pão porque você vai engordar e ficar feia’. Feia para quem? Quem eu tenho que agradar?”
04. Ashley Alexiss
Aos 31 anos, a americana modelo tem 2,3 milhões de seguidores no Instagram e uma linha própria de biquínis e lingeries para todos os tipos de corpos femininos, chamada ALEXISS Swimwear.
Contudo, a história de Ashley nem sempre foi assim, por meio de entrevistas, ela já revelou que teve muitas dificuldades em aceitar o seu corpo e que sofria bullying nos tempos de escola por causa do seu tamanho. Por isso, hoje, ela milita pelo direito das mulheres terem seus corpos aceitos pela sociedade, tanto que uma das suas frases famosas é justamente:
“Beuaty is not a size (Beleza não é um tamanho)”
05. Tess Holliday
Com 2,3 milhões de seguidores no Instagram, a modelo americana de 36 anos é porta-voz de um movimento de autoconfiança sobre aceitação do corpo e também é criadora de uma campanha nas redes sociais contra os padrões de beleza por meio da hashtag #effyourbeautystandards (em tradução livre: danem-se seus padrões de beleza).
Tess Holliday sentiu a necessidade de rebater críticas negativas sobre seu corpo, pois se encontrava frustrada, triste e brava com as pessoas comentando nas suas fotos afirmando “Você é muito gorda para usar isso” e “Cubra-se!”, por isso, certo dia, elas pensou “dane-se” e postou fotos com roupas que diziam que não eram feitas mulheres gordas, encorajando outras mulheres do tamanho dela a fazer o mesmo. Destacamos algumas falas importantes da modelo:
“Eu sei que minhas curvas são sexy e eu quero que todos saibam que estou bem.”
“Eu espero que isso te faça perceber que está tudo bem em ser você mesma, mesmo se você existir dentro de um corpo gordo.”
E aí, pronta para se inspirar e sentir empoderada com os exemplos dessas mulheres maravilhosas? Conheça também outras modelos e influenciadoras que lutam para romper barreiras mostrando que não existe somente um padrão de beleza a ser admirado, mas vários.
Confira mais conteúdos sobre empoderamento feminino e moda plus size aqui no blog da Predilect’s Plus!
Nenhum comentário