Featured Posts

Topo
18 maio 2022

Quais os tipos de corpos femininos? Conheça todos eles!

infografico tipo de corpos feminino

Tipos de corpos femininos: quais são e como valorizar cada um!

Não é surpresa que as pessoas são diferentes, seja nas características físicas ou psicológicas, todos temos nossas particularidades! Quando falamos dos tipos de corpos femininos, temos a presença de traços únicos em cada pessoa, mas também podemos classificá-los. Ou seja, algumas mulheres possuem mais quadril, outras nem tanto, há aquelas que são ao contrário, que possuem mais busto do que quadril e assim por diante.

Essa “classificação” dos corpos pode ser muito útil no universo da moda, tanto para a criação de roupas quanto para a combinação de cores para looks. Hoje, vamos falar quais são esses biotipos e muitas outras informações. Acompanhe a gente neste post, mana!

5 tipos de corpos femininos e as características de cada um

Conhecer o seu tipo de corpo é um dos passos essenciais para criar seu estilo e para escolher as roupas que vão te deixar confortável, que vão valorizar a sua silhueta e que te deixarão, é claro, ainda mais bonita! Quer saber qual é o seu? Confira:

1. Corpo retângulo

O tipo de corpo feminino retângulo recebe esse nome porque não possui tantas curvas na região do quadril e da cintura. Geralmente, ambos são da mesma medida dos ombros. Um bom exemplo de mulher que possui esse corpo é Gisele Bündchen, uma das brasileiras mais famosas do mundo.

corpo retangular e famosas em fotos com esse tipo de corpo ao lado

Se você deseja valorizar a região da cintura, aposte em looks que chamem atenção para essa parte, como as peças acinturadas. E você também pode vestir algo que dê mais volume para as pernas, como saias, vestidos ou shorts de modelagens godê, evasê ou plissadas.

2. Corpo triângulo invertido

O corpo triângulo invertido é aquele em que a mulher possui ombros e costas com medidas maiores do que o quadril. Assim, os seios podem ser maiores e o quadril e as pernas são mais finas. As atletas nadadoras geralmente possuem corpos assim, pois o grande esforço e os movimentos feitos com os braços, os ombros e o tronco fortalecem a região e a fazem aumentar.

corpo triangulo invertido e modelos em fotos ao lado com esse tipo de fisico

Se você tem esse corpo e quer dar mais volume ao quadril, a mesma dica para o corpo retangular vale aqui: peças largas nas pernas e no quadril com modelagens godê e evasê, calças wide leg e pantalonas são ótimas! E para a região superior do corpo, peças sem muitos babados ou tecido sobrando vão muito bem, pois não aumentam o volume dos ombros e dos braços.

3. Corpo triângulo

O tipo de corpo feminino triângulo é bem comum entre as brasileiras. Nesse caso, os seios são menores e o quadril é mais largo, superando as medidas da cintura e dos ombros. As coxas são mais grossas, a cintura é mais fina, e o bumbum também pode ser mais avantajado.

infografico corpo triangulo e famosas ao lado com esse tipo de corpo

Para quem deseja destacar a silhueta, peças mais justas são ótimas! Colocar uma blusa ou cropped bem ajustados e uma saia lápis, por exemplo, deixam o perfil bem parecido com o corpo violão. As saias rodadas também deixam o quadril em destaque!

Agora, se você tem esse tipo de corpo e deseja disfarçar mais o quadril, calças e saias retas são boas opções, assim como calças flare, que possuem as barras mais largas. Ah, e para trazer volume para a parte de cima e deixar a silhueta mais equilibrada, blusas com bastante volume, como com mangas bufantes ou soltinhas e com babados, podem ajudar!

Leia nosso post sobre os 5 tipos de blusa feminina para se inspirar!

4. Corpo ampulheta

O corpo ampulheta, ou violão como muitas gostam de chamar, é aquele em que os ombros e o quadril possuem medidas semelhantes e a cintura é fina. Quer alguns exemplos de corpo ampulheta em famosas? Bem, Kim Kardashian e Juliana Paes são os nomes, além de muitas outras!

corpo ampulheta e famosas ao lado com esse tipo de corpo

Para valorizar as curvas do corpo violão, peças mais justas são ótimas também! Vestidos, shorts, saias e blusas com tecidos que contêm elastano se moldam bem ao busto, à cintura e aos ombros. Explore cores, texturas e tecidos e escolha looks que te deixem confortável e ainda mais linda!

Temos um post sobre looks com cores complementares que você pode ler e se inspirar!

5. Corpo oval

O corpo oval é aquele em que a barriga e a cintura são maiores que os ombros e os quadris. Se quiser equilibrá-lo, evitar peças muito volumosas é importante. O ideal é optar por tecidos estruturados e peças acinturadas, pois vão delinear bem o corpo e equilibrar a silhueta.

fotos de famosas com corpo tipo oval

Qual é o tipo de corpo feminino mais comum no Brasil?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o tipo de corpo feminino mais comum no Brasil é o retangular e, em seguida, o triangular. Pois é, o corpo ampulheta fica em terceiro lugar!

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), postada em março de 2020 na coluna do Fantástico, com quase 7 mil mulheres brasileiras que usam peças de numeração 34 a 62, mostrou que 76% delas possuem corpos retangulares, 8% vem em seguida com o tipo triângulo e 6% são do tipo ampulheta.

O fato é que a indústria da moda precisa estar cada vez mais ciente disso e se adaptar, principalmente para que todas as mulheres possam entrar em uma loja e encontrar uma roupa que sirva, com a numeração correta para seu tipo de corpo. O mercado plus size, por exemplo, tem crescido nesse sentido, mas ainda falta um longo caminho até que isso se espalhe e o mundo da moda entenda de uma vez por todas que as diferenças estão aí e devem ser valorizadas!

Mas e você? Conseguiu descobrir em qual tipo de corpo feminino o seu se encaixa? Assim, vai conseguir criar seus looks de maneira mais fácil, afinal saberá quais peças podem te ajudar a trazer aquele destaque para sua parte do corpo favorita!

Ah, e independentemente do tipo, saiba que o seu corpo e de todas as outras manas são lindos, cada qual com suas particularidades, manchinhas, cicatrizes e formas!

Não deixe de acompanhar nossos posts, temos muitos conteúdos incríveis! Até a próxima!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

Política de Cookie: Revogar consentimento