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25 jan 2023

Saiba quanto gasta para abrir uma loja de roupas pequena

Um dos meios mais lucrativos do comércio na atualidade é, sem dúvidas, o mercado de roupas. É um ramo que sempre haverá demanda. Não pense que se deve somente ao fato da necessidade de usar roupas, mas sim porque as roupas serem uma forma de fazer a apresentação social do indivíduo.

Tendo isso em vista, se você está pensando em abrir a sua própria loja, provavelmente está querendo saber quanto gasta para abrir uma loja de roupas pequena, certo?

Além dos custos, saiba que para abrir uma loja de roupas, os aspectos a serem considerados são: planejamento financeiro, concorrentes, fornecedores, planejamento estratégico de marketing, etc. Neste post, a Predilect’s Plus mostra quanto custa para abrir uma loja de roupas pequena e como começar uma. Continue a leitura!

Qual o valor necessário para abrir uma loja de roupas pequena?

É um pouco difícil dizer em números exatos quanto custa para abrir uma loja de roupas pequena, já que tudo depende da condição do empreendedor. O que dá para fazer é ter um planejamento prévio e especificar alguns gastos baseados nas etapas que você verá a seguir, logo mais no momento abrir a sua loja de roupas.

Mas, podemos dizer que o investimento inicial para se abrir uma loja está entre R$5 mil e R$30 mil reais, conforme o porte da empresa, tamanhos de estoque e outras variáveis. Além disso, é importante lembrar que nem todo negócio dá retornos financeiros logo nos primeiros meses, e isso é um processo completamente normal.

Como começar um negócio do zero?

Agora que você, empreendedor, tem uma ideia do valor inicial para investir na sua loja de roupas pequena, vamos te mostrar alguns detalhes e dicas para se atentar ao momento de montar a sua loja de roupas.

Defina seu público-alvo

O primeiro passo consiste em descobrir quem são e serão os consumidores que a sua futura loja de roupas irá atender. O público-alvo são pessoas com perfis e diferentes tipos de necessidades semelhantes que possuem vontades a serem atendidas por meio do produto que seu comércio oferece.

vendedora e cliente em loja de roupa

Por isso, é muito importante ter em mente qual o estilo da sua loja de roupa, pois assim você terá mais assertividade no momento de definir o seu público-alvo.

Escolha quais serão os tipos de roupas serão vendidas

Você provavelmente deve ter mente o tipo de roupa que quer vender em sua loja, certo? Esse é um passo importante e acredite, nem todos os empreendedores possuem isso em mente. Alguns exemplos do que você pode trabalhar em sua loja:

loja de roupas femininas

Plus size;

Fitness;

Social;

Íntima;

Fast fashion e muitas outras.

Tendo o segmento em mente, você já pode começar a trabalhar com fornecedores. Saber definir bem pode impactar diretamente no custo final de seus produtos. Por isso, é preciso estudar bem um fornecedor para que você entregue um ótimo preço ao seu consumidor, mas que também renda uma boa margem de lucro.

Leia também: Moda plus size no atacado? – compre pelo e-commerce da Predilect’s Plus

Selecione um ponto comercial

Atualmente, muito se tem falado do comércio online, “E-commerce”, que cresce cada vez mais por conta de facilitar as coisas para o seu consumidor no momento da compra. Mas, há ainda aqueles que preferem fazer a abertura de uma loja e realizar as chamadas “vendas no balcão”.

vitrine de loja de roupa

Independente de qual você escolher, é preciso saber escolher um bom ponto comercial. Por exemplo, em uma loja na internet, fazer a escolha da plataforma no qual os seus consumidores estão e nas vendas presenciais, escolher um local que seja compatível com seu público-alvo.

Caso escolha que sua loja de roupas pequena venda no balcão, é preciso analisar questões como espaço, visibilidade, valor do aluguel, lojas concorrentes e se existe uma facilidade de acesso para os seus consumidores. E por falar em concorrentes, vamos para a nossa próxima dica que impacta e muito no momento do planejamento.

Estude os concorrentes

Pensando apenas em quanto gasta para abrir uma loja de roupas pequena? Pois saiba que as outras lojas ao seu redor também impactam o seu negócio e devem estar no seu planejamento.

cliente olhando roupas em loja

Fazer a análise dos seus concorrentes te entrega dois pontos importantes:

Se você consegue competir com elas;

Insights para o seu próprio negócio.

Se tratando da segunda opção, falamos de ver quais os pontos fortes e fracos dos concorrentes, qual o tipo de serviço que ele entrega aos clientes e que você pode melhorar e o principal, quais os tipos de erros que eles cometem que podem ser evitados na sua loja de roupas. Para isso você precisa fazer uma pequena visita ao seu concorrente e estudá-lo.

Se o seu interesse é no mercado plus size, confira nosso post e saiba como está o mercado plus size para investir!

Defina um estilo para sua loja de roupas

Por mais que você tenha de oferecer peças de qualidade e com acessibilidade no preço, sua loja precisa também ser atrativa visualmente, tanto online como fisicamente. Por isso, é preciso pensar na estética que deseja que seu negócio tenha.

vendedora em loja de roupa

Você pode iniciar pensando em um nome que seja autêntico, fácil de lembrar e de ser pronunciado. Utilize alguns recursos que são fonte de inspiração para outras lojas, como:

Metáfora;

Nome do fundador;

Uso de palavras estrangeiras;

Significado de uma palavra;

Acrônimo.

Para você completar ainda mais o visual da sua loja de roupas, pense na decoração, nos tipos de luzes, como as roupas ficarão expostas e entre muitos outros detalhes.

Lembrando também que a infraestrutura da sua loja influencia diretamente na personalidade da sua marca. Você iria estranhar se uma loja de roupas com a estética fofa e carinhosa fosse estabelecida em um local mais rústico e escuro, não acha? Pense sempre no seu público-alvo.

Tenha uma equipe

Sabemos o quão difícil é, no começo, ter uma equipe e colaboradores que entendam da filosofia da empresa. Se você consegue criar uma equipe neste primeiro momento do projeto, excelente. Caso não consiga, está tudo bem também. Pois o mais importante no início da abertura de sua loja de roupas pequena é a experiência do seu cliente.

Veja: Como ser uma boa vendedora? Confira 5 dicas e saiba mais!

vendedoras de loja de roupa

Então, independente se você conta com uma equipe ou não, é preciso se atentar à linguagem do seu público-alvo e prezar ao máximo pela qualidade do atendimento. A primeira impressão é a que fica. Por isso, invista em treinamentos e cursos: eles podem ser um diferencial.

Legalize o seu comércio

Para que você consiga realizar o contrato de um aluguel comercial, para contratar colaboradores e até mesmo comprar peças de fornecedores, é necessário que você tenha CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). E para isso, é preciso você querer abrir uma empresa.

Com a abertura de um CNPJ, você possui a vantagem de transmitir mais credibilidade aos seus clientes, emissão de notas fiscais e a possibilidade de oferecer aos seus clientes diferentes formas de pagamento. Porém, nem tudo é um mar de rosas, já que você também precisará pagar novos impostos ou então valores maiores.

Faça divulgação do seu comércio

Uma boa estratégia de divulgação é o principal ponto antes que sua loja esteja aberta ao público, ajudando a criar expectativas em potenciais clientes, além de ajudar a propagar a sua marca. Algumas redes sociais como Instagram e Facebook contam com um enorme número de acessos todos os dias. Além disso, muito difícil encontrar alguém que não tenha um perfil em uma desses redes sociais, não é mesmo? Veja aqui mesmo em nosso blog algumas dicas de como divulgar sua loja no Instagram.

Crie um bom planejamento financeiro

Esta última dica ficou por último, pois é importante que você tenha um orçamento definido, mas que também saiba para onde será direcionada toda a verba. Depois de tudo o que estava em sua mente já foi para o papel, é hora de pensar no que e quanto será investido para sua loja de roupas pequena.

cliente pagando compra em loja de roupa

Primeiro, é importante que você liste todos os possíveis gastos iniciais e para isso temos:

Valores mensais com tributos;

Investimento em marketing;

Salário de funcionários;

Infraestrutura;

Aluguel do ponto comercial;

Gastos com fornecedores;

Além desses, é imprescindível que você liste os demais gastos fixos mensais como água, internet, telefone, luz, maquininha de cartão, etc. Ah, e não se esqueça de fazer um fundo de reserva, para casos imprevistos.

Com algum desses detalhes e dicas, com certeza ficou muito mais claro em sua cabeça para qual direção você deve seguir, não é mesmo? Com todas essas informações, você pode juntar a sua criatividade, ideias e estruturá-las para que o seu projeto de uma loja de roupas pequena saia do papel.

De todas as informações, você também adquiriu a informação de quanto gasta para abrir uma loja de roupas pequena. Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos com este e deixe nos comentários o que achou e suas ideias acerca do assunto.

Não se esqueça também de nos acompanhar nas redes sociais, pois temos conteúdos feitos especialmente para você. Esperamos que o post tenha ajudado e nos vemos até a próxima!

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